Instagram

Jornal de Alumínio

    Há 64 edições, na edição 400, por sugestão da artista plástica aluminense Sueli, o Jornal de Alumínio Regional entrevistou o Deco (André Ruiz de Freitas) um jovem aluminense que respirava arte e que tudo transformava em arte, desde uma folha de pepel em branco até azulejos de cozinha de sua mãe;
   Nessa edição o JAR visita novamente o artista, agora já renomado e reconhecido na região. Deco está mais famoso, mais experiente com mais currículo, está agora internacional. Mas a sua humildade e carisma continuam como no primeiro encontro, Deco tem aquela energia positiva que faz bem aos outros e é humilde  como em nossa primeira entrevista mesmo com todo seu sucesso artístico.
   Após a edição 400, Deco recebeu visita do programa De Ponta a Ponta da TV TEM afiliada da Rede Globo de Sorocaba, onde concedeu entrevista e mostrou um pouco de seu trabalho. Aí a coisa estourou. Foram diversas gravações para televisão, entrevista s para jornais de grande circulação e uma viagem para a Europa, visitando 20 cidades, claro que, fazendo e mostrando muita arte.
   Deco embarcou para Portugal para o tour de um mês no Velho Continente. Seu projeto era divulgar sua arte por onde passava, adquirir novas inspirações e fazer um acervo de fotos mesclando sua arte com pontos turísticos das cidades. Assim foi feito, nos principais pontos turísticos.
   Na França, Deco ousou, para divulgar seu trabalho, fotografou uma de suas canecas personalizadas entre a pirâmide e a pirâmide invertida do museu do Louvre (um dos mais famosos do mundo). Já na Torre Eiffel o artista aluminense demorou uma tarde para produzir a foto que mesclou a torre com o desenho estilizado do monumento feito por ele ali na hora. A foto teve mais de 1000 compartilhamentos. Deco conta que teve que procurar o ponto ideal de visualização da Torre para pode fazer a foto, ângulo correto, inclinação e luminosidade.
    Neve, água, monumentos, avião, gôndulas  restaurantes, teatros, trens, museus, vestimentas e costumes locais, tudo foi motivo de inspiração para Deco criar e registrar em fotos suas passagens. Dormir? Deco conta que preferia viajar de trem entre um país e outro de madrugada e não precisava gastar com hospedagens, podendo assim aproveitar mais a sua viagem. Quando essa técnica não era possível, hospedava em albergues ou hostels, uma espécie de quartos coletivos.
   De volta ao Brasil, resolveu no último natal fazer um painel com motivos natalinos e expôs a obra na Creche Municipal que chamou a atenção novamente da TV TEM que fez uma matéria sobre o assunto e convidou o artista a pintar um painel comemorativo pelos 10 anos de emissora, juntamente com a apresentadora da emissora. Deco pediu se o painel poderia ser pintado em Alumínio, na praça para divulgar a cidade e a emissora aceitou. Hoje, na vinheta comemorativa de 10 anos da emissora em que Chitãozinho e Chororó cantam, regidos pelo maestro João Carlos Martins, Deco Aparece mostrando o painel "TV TEM 10 ANOS".
   Em dezembro foi destaque no "Anuário de Arte Cultural" de Salvador-BA que trouxe em sua capa uma foto do graffiti feito por Deco na fachada de Mairinque no formato vertical com 12 metros de altura que Deco pintou com andaimes e cinto de rapel em dois dias.
   O artista trabalha agora em uma nova técnica em que mistura o graffiti e o entalhe de madeira. Neste sentido, ja fez seu primeiro painel aplicando esta nova técnica intitulado "União Imaginária" que fez com madeira MDF e tintas importadas. No painel notam-se diversos elementos "quentes e frios" representados pelo azul e vermelho respectivamente bem como  elementos culturais, da fauna e da flora do Brasil. O novo trabalho já foi destaque em três exposições regionais.
   Atualmente Deco prepara uma nova viagem para a Inglaterra, para divulgação de seu Blog e de seu trabalho, tendo como um dos temas a música e a arte em que faz uma homenagem aos Beatles.
   Deco é um motivo de orgulho para a cidade de Alumínio e nós do Jornal de Alumínio Regional só temos que desejar-lhe sucesso, prosperidade e que em sua carreira continue firme, não esquecendo de suas origens, com sua humildade característica e costumeira. Em frente artista Deco !


2 de fevereiro de 2013
Augusto Canto
colunajar@gmail.com